domingo, 21 de junho de 2009

Chico das Goiabas, sua saúde e o FMI I

Fui visitar um amigo na Santa Casa. Antes de entrar, causou-me espécie a grande quantidade de pessoas ali aglomeradas, em sua maioria com aparência simples e sinais de expectativa de atendimento naquele hospital. Fui surpreendido por um cidadão, modestamente vestido, chamando-me pelo nome: Dr. Murilo, sou de Padre Paraíso e me lembro do senhor na casa de Bahiano. Fiz pequeno esforço de memória e logo reconheci o Chico das Goiabas, assim alcunhado pela magnífica qualidade das frutas que vendia na feira daquela cidade, trazidas de seu pequeno e bem cuidado sítio nas imediações da estrada Rio-Bahia. Percebi pelo trajes que usava estigmas de angústia e sofrimento e que a pobreza havia batido à sua porta. Indagado o que ali fazia, informou-me estar à espera de uma vaga para fazer cirurgia de próstata, depois de peregrinar sem sucesso pelos hospitais conveniados com o famoso SUS por mais de uma semana. Indaguei dele porque havia chegado àquela situação.

Nenhum comentário: