quarta-feira, 29 de julho de 2009

Machado de Assis escreveu no dia 24/10/1864

A escritora irlandesa Edna O'Brien, visitando o Brasil, entrevistada pela televisão, disse que ficou apaixonada por Machado de Assis quando o leu pela primeira vez. Ela tem razão. Leiam o que o velho Bruxo do Cosme Velho escreveu há 145 anos e se existe alguma semelhança com o hoje em dia:
"É uma santa coisa a democracia - não a democracia que faz viver os espertos, a democracia do papel e da palavras, - mas a democracia praticada honestamente, regularmente. Quando ela deixa de ser sentimento para ser simplesmente forma, quando deixa de ser uma ideia para ser simplesmente feitio, nunca será democracia, - será espertocracia, que é sempre o governo de todos os feitios e de todas as formas".
E ainda na mesma crônica:
"A democracia, sinceramente praticada, - tem seus Gracos e os seus Franklins; quando degenera em outra coisa tem os seus Quixotes e os seus Panças, Quixotes no sentido da bravata, Panças no sentido do grotesco. Arreia-se então a mula de um e o rocinante de outro. Cinco palmos de seda, meia dúzia de vivas, uma fila de tambores, - é quanto basta então para levar o povo atrás de um fanfarrão ao ataque de um moinho ou à defesa de uma donzela".
Parece ou não o Brasil de hoje !!!!!

Nenhum comentário: