sexta-feira, 29 de maio de 2009

Romaria a Mariana

No próximo dia 5 de junho, a Academia Mineira de Letras fará uma romaria a Mariana para homenagear a memória de Alphonsus de Guimaraens, seu patrono. João Alphonsus, seu filho, membro de nossa Academia escreveu estes versos em homenagem ao pai em 1919. Leiam e desfrutem de algo belíssimo:
Alphonsus

Corre em meu corpo o sangue de um asceta.
A pulsação de minha artéria tem
O ritmo da poesia deste poeta
Que me gerou cantando a dor e o bem

Passa em minha alma o espírito do esteta:
Meu sonho altivo e minha mágoa vêm
Da doçura do verso deste poeta
Que me educou cantando a dor e o bem

Alphonsus, sigo a estrada que me deste.
Meus versos, de tristeza ou de alegria,
De ti provieram para em mim nascer.

São a imagem dos sonhos que tiveste
Quando meu pobre ser ainda vivia
No espírito e na carne do teu ser.

Nenhum comentário: