domingo, 8 de junho de 2008

As lições do menino soletrador III

. Os números da educação brasileira são uma tristeza, senão uma calamidade. Apenas para comprovar a afirmação, eis algumas amostras, especialmente das escolas públicas: 75% das escolas de ensino fundamental no Brasil não têm sequer biblioteca, 80% não têm sala de vídeo, 91% não dispõem de laboratório de ciências, a falta de computadores atinge 62% e 83% não têm laboratório de informática, sendo que neste amplo universo de precariedade cerca de 80% não têm como acessar a Internet. Fácil será perceber a razão pela qual, das cotas estabelecidas pelas universidades para alunos da rede pública, apenas cinqüenta por cento foram aproveitadas. O restante demonstrou total inaptidão para ultrapassar os portões das escolas superiores. Se os números apresentados não forem suficientes para demonstrar o abandono em que se encontra o ensino público no Brasil, convém não esquecer que pelos grotões, maiores ou menores, espalhados por este imenso território, o quadro constante e revoltante é sempre o mesmo: prédios caindo, livros didáticos de péssima qualidade e, volto a repetir, professores mal remunerados e igualmente mal preparados. Esta é a grande e triste verdade.

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