Recebo várias manifestações acerca dos textos que o jornal o Tempo publica aos sábados. Algumas em sentido contrário, nem sempre respeitosas. Esta que publico hoje pareceu-me oportuna:
"Parabenizo V.Sa. pela excelente "Revista da Academia Mineira de Letras", fruto de um trabalho sério, competente e de alto nível, que honra as tradições da cultura mineira. Aprecio, também, suas lúcidas crônicas e compartilho com sua visão acurada dos problemas que afligem a sociedade moderna. Vejo que seu ideário se justapôe ao dos maiores pensadores e escritores da nossa época. Apenas para citar dois exemplos, lembro a visão de Robert Kurz, em sua obra "Com todo vapor ao colapso", ao analisar as "reviravoltas, explosões, crises, decadências, esgotamentos e mudanças incontroláveis por todos os lados e em todos os âmbitos." Tudo isso está nos levando ao caos e ao colapso.
A atual crise econômica mundial tem suas raízes firmemente alicerçadas nas graves crises moral e ética por que passa a sociedade humana, nesta transição de séculos. Para finalizar e não roubar mais o seu precioso tempo, lembro que José Saramago também se mostra cético em relação ao futuro da humanidade. Em seu "Ensaio sobre a Cegueira", afirmou que "as pessoas conscientes do verdadeiro caráter do mundo sofrem por não ver sinais positivos de mudanças e pela sua própria impotência perante o desastre que se tornou a vida humana" e considera "a literatura a menos cega das expressões artísticas atuais". Portanto, parabéns, mais uma vez, pelo exemplar trabalho que vem fazendo à frente da nossa querida e augusta Academia Mineira de Letras.
Abraço fraterno e respeitoso do amigo e admirador,
Carlos Reinaldo - Lafayette - 01/12/08. "
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário