domingo, 30 de novembro de 2008
A irresponsável semeadura de ventos III
Enquanto o ensino básico vai de mal a pior pelo abandono a que está relegado, pela má formação de professores e sua baixa remuneração, pela péssima qualidade material das escolas, a desconstrução do ensino médio é o reflexo da queda de qualidade nas universidades, falhas em sua missão de preparar pedagogos para a relevante missão de ensinar. O projeto aprovado agride o bom senso e se coloca em desacordo com o pensamento majoritário da população, evidenciado nas pesquisas publicadas em que mais de 60 por cento das pessoas ouvidas, de variadas procedências raciais, econômicas e sociais, manifestaram-se em desacordo com o estabelecimento de cotas baseadas nos critérios raciais e econômicos. Outra rematada tolice foi dar privilégio de matrícula aos egressos de escolas públicas, hoje reconhecidamente de má qualidade, inteiramente colocadas pelo governo a serviço de ideologias antidemocráticas. Finalmente, muito mais do que pretender criar uma dicotomia racial entre os brasileiros, melhor seria estabelecer mecanismos capazes de reduzir as grandes desigualdades ainda existentes no Brasil. Estimulando a divisão pela via racial, os legisladores brasileiros estão apenas semeando ventos para colher tempestades em breve futuro. É só ter paciência e esperar.
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